Tudo é mentira

A ciência destripa quatro dos mitos do ‘fitness’ mais comuns

Tudo é mentira
Se uma pessoa com excesso de peso ‘move’ a gordura, ela não terminará nas artérias

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É necessário levantar peso para estar em forma?
Embora com apenas um vislumbre de um centro de fitness assim o pareça, isso não é verdade. Vários estudos sugerem uma relação direta entre a força muscular e a longevidade. Por exemplo, um publicado em 2008, em que se mediu a força muscular de quase 9.000 homens e do controle de sua saúde durante 20 anos, mostrou que as taxas de mortalidade entre os menos fortes eram 30% superiores às do resto.
Uma relação que se manteve mesmo quando se tiveram em conta os efeitos da capacidade aeróbica. “A conclusão é que a força e o indicativo de estar em forma (aptidão aeróbica) não estão diretamente relacionados”, diz Steve Blair, um dos coautores do estudo, da Universidade da Carolina do Sul.
De acordo com o médico desportivo Nicolau Telhados: “O fortalecimento dos braços e das pernas é necessário para estar em forma. No entanto, da mesma forma que isso se consiga levantando caixas de leite e subindo escadas ou em um ginásio levantando halteres e suportando sessões de spinning”.
Será que isso pode matá-lo?
A morte por infarto no meio de uma carreira de Jim Fixx, o corredor que pôs de moda o jogging na década de 70, foi reforçado o mito. O risco de um ataque cardíaco se eleva durante o exercício vigoroso, mas quando não estamos acostumados a fazê-lo. No entanto, para alguém que corre cinco vezes por semana, o risco de sofrer um infarto é reduzido em 50%. Mas fazer qualquer exercício pode ser perigoso, sem controle.
Como é possível ser gordo e ter um bom condicionamento físico?
É preferível ser um gordinho que faz exercício físico que um magro sedentário”.Esta frase, que, segundo parece, fez um famoso cardiologista norte-americano, indica, efetivamente, que os quilos a mais não são incompatíveis com o estar saudável, embora, às vezes, mas representam um handicap. De acordo com Steven Blair, da Universidade da Carolina do Sul: “Ninguém nega que existe uma correlação negativa entre o peso e a capacidade aeróbica: pessoas com excesso de peso tendem, como grupo, a ser menos ativas. Isso se deve sobretudo a um estilo de vida sedentário contribui para o aumento de peso, e em parte porque as pessoas obesas podem se sentir disuadidas de fazer exercício. E é que isso pode vir
para se tornar um círculo vicioso”.
Um estudo publicado em 2007, sobre a 2.600 pessoas de peso diferente les junto com o tempo que podiam correr em uma esteira antes de esgotar-se. Entre os ligeiramente obesos, apenas um terço entrou fisicamente apto, e apenas metade dos que eram moderadamente obesos superou a prova.
No entanto, Blair afirma que as medidas da aptidão aeróbica não têm nada que ver com a quantidade de tecido adiposo que tenhamos. De fato, este estudo demonstrou que as pessoas que estavam mais em forma, apesar de serem obesas, corriam o menor risco de morte do que as pessoas que não faziam nada de exercício, embora o seu peso fora do normal.
É necessário tomar muitos líquidos?
Devemos beber para repor os líquidos que perdemos quando fazemos desporto. De fato, de acordo com o Colégio Americano de Medicina Esportiva, devemos pesarnos antes e depois do exercício, para saber quanto líquido “repor”. No entanto, o excesso de líquido reduz o desempenho, e até mesmo existe uma síndrome, a hiponatremia (EAH), que ocorre quando se bebe tanto que a concentração de sódio no sangue baixa demais. Os casos de EAH aumentaram nos anos 90 nos EUA. Tim Noakes, diretor de ciência do exercício e do esporte da Universidade da Cidade do Cabo, foi o primeiro a dar o toque de atenção para este aumento, que ele atribui a maior promoção de todos os fabricantes de bebidas para desportistas.

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